domingo, 26 de agosto de 2012

Kung-Fu Flute (PVC)

Kung-Fu Flute

 Flautas Kung-Fu de PVC


  Pessoas realmente muito estúpidas tem detonado a imagem deste milenar caminho para a Iluminação.Com exibicionismo barato fazem "macaquices", entortam ferro no pescoço, quebram tijolos com a cabeça. Se tivessem inteligência mediana, usariam marretas, ferramentas ou pendurariam melâncias na cabeça, assim chamaria mais atenção e doeria menos! Estas pessoas tituladas "Mestres", "Sifu", estão nas academias de Kung-Fu, com seus maravilhosos egos, vaidósos e cegos para o caminho interior o qual o verdadeiro Kung-Fu preza. Existe um antigo ditado Taoista: "O sábio aponta a lua, o tolo olha para o dedo", é isto que esta acontecendo, os praticantes estão focados apenas nas artes marciais, as escolas de Kung-Fu não ensinam Meditação, sequer sabem algo sobre o Dharma, até mesmo o Templo de Shaolin, o berço do Kung-Fu, após a revolução cultural Chinesa, passou a ser propaganda nacionalista sendo proibido os ensinamentos Bubistas e Taoistas. No governo comunista não existe liberdade  religiosa, no sistema capitalista a liberdade religiosa é vendida.


Bodhidarma
 Bodhidarma, um monge Budista errante, deixou seu templo no sul da Índia, cruzou os Himalaias, andou centenas de quilômetros e alcançou o norte da China. Neste tempo o imperador chinês tinha a intenção de difundir o Budismo para a população, acreditava alcançar o nirvana com este nobre projeto, mantinha inúmeros monges traduzindo os ensinamentos de Buda do sânscrito para o chinês.
 Conta a história que quando o imperador ficou sabendo da chegada de Bodhidarma à china, preparou uma grande recepção,Templos, imagens de Buda, flores, frutas, tudo muito refinado... Porem Bodhidarma tratou tudo com muito desprezo, talvez tinha sido o primeiro golpe de Kung-fu no ego do imperador, que achou que todo o seu esforço lhe garantia um espaço no céu, e Bodhidarama lhe ofereceu o inférno tratando-o de forma muito rude perante toda a corte (Mestres Zen são imprevisíveis, pois estão realmentes "vivos"). Existem inúmeras estórias e lendas belíssimas sobre Bodhidarma, uma delas relacionado ao surgimento do Kun-fu no Templo Shaolin...

Templo Shaolin no Norte da China.
(Shaolin = Jovem floresta)


   Diz a história que após sua longa peregrinação, Bodhidarma chegou ao Templo Shaolin. Lá encontrou monges em estado deplorável, pois passavam a maior parte do tempo enclausurados, traduzindo textos budistas do sânscrito para o chinês, ensinou-lhes então yôga e desenvouveu exercícios de movimentação baseado na contemplação de animais, com objetivo de aumentar seu fluxo de ch'i (energia vital) e usarem como auto-defesa, pois a China sofria com saques e invasões bárbaras. Assim nascia um sofisticado método de Iluminação, a imagem frágil de um monge fora substituída por grande força física e poder espiritual em uma belíssima síntese. Dizem as lendas que um pequeno grupo de monges Shaolins era capaz de derrotar um exército inteiro, porem vale ressaltar que chutar, socar, dominar a arte marcial com maestria era apenas a "ponta do iceberg", muitas outras coisas de valores inimagináveis a mente ocidental ocultava-se naquelas cabeças raspadas, naqueles tempos. Hoje kung-fu, é Wushu, é apenas esporte, competitividade...

   Faça voçê mesmo uma flauta Kung-Fu de PVC semelhante as tocadas em momentos de introspecção pelos monges Shaolins, este tipo de flauta ficou muito famosa nos anos 70 com o seriado de TV Kung-Fu, onde David Carradine interpreta "Gafanhoto",um monge Shaolin errante e sua flauta. A aventura ocorre no velho oeste, intercalando com memórias de seu aprendizado com um Mestre no Templo Shaolin.

David Carradini - seriado Kung-Fu.


David Carradine.

 Carradine não é oriental, não faz "macaquices" como Jackie Chan e nem chuta como Jat li, porem seu seriado Kung-Fu, chega mais próximo à herança de Bodhidarma, do que estes filmes idiotas de pancadaria.

   Para a confecção de sua flauta oriental, precisará apenas de: Cano de PVC3/4 pol.(2,5mm de calibre) marrom, uma rolha, tesoura e serra. Segue abaixo dois dos vários modelos de afinação que desenvolvi. O primeiro modelo é o clássico idêntico em afinação à flauta tocada por Carradine (em Ré), ela se assemelha ao Shakuhachi (flauta Zen Japonesa), porem sua embocadura é transversal. O segundo modelo, possui as mesmas características, porém sua afinação é em Sol#, consequentimente  menor em tamanho, e mais alta em sonoridade. Segue abaixo as medidas:






Vale a dica, que se deseja ter uma Flauta mais comprida como a de David Carradine é só deixar a parte do cano oposta ao bocal (a parte anterior à rolha) mais comprida, pois esta parte independente de seu tamanho não irá alterar a afinação.

                                    VAMOS COMEÇAR!!!
 
   Seguindo as medidas do modelo escolhido, comece pelo bocal. Utilizando uma tesouta, vá precionando-a e girando-a no sentido horário(MUITO CUIDADO COM AS MÃOS!!! de nada vale uma flauta se não tem dedos para tocala!), vá conferindo o diâmetro do bocal. Esta técnica com a tesoura será posteriormente utilizada para abrir os demais furos da flauta.


 
  Agóra introduza a rolha respeitando a distância entre a rolha e o orifício do bocal...

 
 
  Utilizando uma régua trace uma reta do bocal até o fim da flauta, para que os demais furos saiam alinhados



 
 Siga as medidas das distâncias e diâmetros dos furos do modelo de flauta escolhida e faça os furos utilizando a técnica da tesoura citada anteriormente. Para que a afinação fique perfeita, aconselho utilizar um afinador eletrônico ou analógico e assim ir abrindo os furos lentamente um à um e ir conferindo a nóta com o afinador.



   Ambos os modelos destas flautas possuem escala pentatônica oriental atingindo duas oitavas, esta escala possui apenas 5 notas e todas são harmônicas entre si, desta forma para toca-la basta 90% coração e 10% razão, ou seja, esta flauta requer pouca técnica musical para se tocar, basta treinar a embocadura e a posição dos dedos(os 10% de técnica) e o resto fica a critério do seu coração (os 90% de intuição), pois sempre ressoará um som harmônico oriental.
                 Com a Flauta Kun-Fu seu professor de música será o seu proprio SER.




                                                     Algumas "Kung-Fu Flutes":


Flauta Kung-Fu em PVC texturizado.


Reiki



Ésta flauta  foi revestida com papel- filtro de café.



Flauta Kung-Fu em PVC branco.

  Tambêm fiz flautas orientais de bambu...







"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
Cora Coralina.



                                                                    Até a próxima!!!

17 comentários:

  1. Caro João Fernando, obrigado por suas dicas e informações, incluindo as sobre o kung-fu, muito bem colocadas por sinal.
    Namaste.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, estou super empolgado para fazer essa flauta, já tinha tinha feito uma high F, só uma pergunta, no projeto o furo do sopro está perto do início da flauta, mas eu queria fazer igual a do vídeo, com o furo perto do meio. Como eu faço, só seguir as mesmas medidas e furar perto do meio que dá certo? muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, é muito simples, o tamanho do cano que antecede a rolha pode ser de qualquer comprimento pois não atrapalha a funcionalidade. Nos projetos ele esta curto por uma questão espaço no desenho, e para facilitar a introdução da rolha, porem se pode confeccionar com o tamanho que quiser e empurrar a rolha com o auxilio de uma vareta próximo ao bocal onde esta medido no projeto. Você pode deixar bem comprido assemelhando-se a um bastão de kung-fu que fica bem legal.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Pode usar outro material sem ser rolha? tentei fazer uns projetos mas não sai som....mas to usando pedaço de cabo de vassoura que afinei com faca.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, o fundo precisa ser aberto, correto ?

    ResponderExcluir
  5. João, seu Blog é demais! muito didático e bem feito! parabéns pelo trabalho e obrigado por disponibilizar seu conhecimento!
    Tomei a liberdade de divulgar seu blog em minha página pessoal e do instituto em que trabalho no facebook.
    Estou fazendo as flautas em bambu, gostaria de sua opinião sobre usar o material seco ou verde na fabricação. Se usar verde pode mudar a afinação ao secar?
    Obrigado e um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu trabalho, magnífico! Você usa os símbolos de Reiki para 'energizar" as flautas??? interessante.....

    ResponderExcluir
  7. Ainda não entendi. Qual o tamanho de cada furo?

    ResponderExcluir
  8. Hola! Mi nombre es Madhu y me encanta esa flauta larga estilo Kung fu! Me gustaría comprarte una, si tu las haces! Soy de Argentina y podes escribirme a: sunyatahora@yahoo.com.ar Muchas gracias!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. adorei as flautas e também as informações que você passou sobre o kung fu e sua tradição, mas gostaria de ver os outros modelos que você tem de furos (as medidas no caso), será que teria como você me enviar por email as medidas ? desde já muito obrigado !

    ResponderExcluir
  11. Cara, parabéns por compartilhar o seu belo conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns. Vou fazer a minha. Gratidão.

    ResponderExcluir
  13. Ufa... deu trabalho mais saiu. Dicas preciosas. Arigato

    ResponderExcluir