domingo, 29 de janeiro de 2012

PIFE de PVC

       Pife, Pífaro, Pífano, Tabóca, entre outros, recebe o nome esta flauta rústica, muito utilzada na música nordestina. Há relatos que sua origem data de milenios na cultura indígena Guarani, Enawenê-Nawê, Wai-wai, porém é fato que este instrumento misturou-se com as flautas européias pelos caboclos.
       Tradicionalmente feita de tabóca (espécie de bambu), também é feita de outros materiais como madeira, alumínio, cobre e cano de pvc.

                                     FAÇA VOCÊ MESMO SEU PIFE DE PVC
                  Materiais:
                                   Cano (marrom) de PVC de 3/4 Pol.
                                   Rolha velha
                                   Tesoura de ponta
                                   Serra de arco
                                   Régua ou trena
                                   Caneta de retroprojetor
                                   Furadeira



                                       Segue abaixo o esquema com as medidas.


PIFE de PVC

       Corte um pedaço de cano de aproximadamente 41 a 42cm, faça uma marca 4cm da extremidade e fure com uma broca fina.



        Após ter furado, introduza a ponta da tesoura e vá girando no sentido do corte, que a tesoura vai alargando o furo até atingir o diâmetro desejado (repita este método em todos furos da flauta).




          Pege a rolha e corte suas imperfeições...




         Agora introduza a rolha lentamente no cano respeitando as medidas citadas anteriormente, e está pronto o bocal, soprando-o se obtém a nota sol (G).


  

            A partir do  furo do bocal, com uma régua e caneta trace uma reta e faça as marcações dos outros 6 furos, fure-os seguindo as distâncias e diâmetros citados anteriormente e o seu pife estará pronto.





      Com todos os furos tapados teremos a nota SOL (G), com o primeiro furo aberto teremos a nota LÁ (A), o segundo a nota SI (B), o terceiro DÓ (C), o quarto RÉ (D), o quinto MI (E), o sexto FA# (F#) e se aumentarmos a pressão do sopro subiremos de oitava.

          Este pife é em sol, mas tenho em outras afimações: C, D, Eb, F, A, B, d.




                                 Também em outros materiais como bambu, alumínio.


Pife de bambu (afinado em lá)






Pifes de bambu em lá e dó




Pifes em alumínio (em Dó e Fa)






Pifes de PVC texturizados com papel filtro de café usados


              Não podemos falar de pifes sem mencionar as figuras quase mitológicas do Agreste, abaixo segue estas pessoas maravilhosas, geniais, merecidadamente tituladas Mestres do Pife.







As bandas de Pife  também são conhecidas como cabaçais.
Olha aí o João do Pife mais experiente.
    Outra representante do pife que merece todo respeito é Zabé da Loca, Paraibana da região do Cariri, 85 anos de idade, morou por 25 anos em uma Loca (pequena gruta),  recebeu o prêmio Revelação da Música Popular Brasileira em 2009. Ela coleciona diplomas importantes e muitas viagens de trabalho.







 

               Outro personagem conteporânio do pife é Carlos Malta, músico, genial instrumentista, resgatou as raízes do Pife, subiu em ombros de gigantes para avistar novos horizontes em seu recente trabalho: "Carlos Malta e Pife Muderno."





Carlos Malta



                              '' O SOM DO PIFE VEIO DA FLORESTA"  João do Pife.

                                                  

                                                        ATÉ A PROXIMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

27 comentários:

  1. adorei seus exclarecimentos sobre como fazer

    ResponderExcluir
  2. amigos do site,eu gostaria de receber se possivel as medidas das outras flautas(outros tons)eu já fiz a flauta em sol,ficou demais,e gostaria tambem do esquema das flautas de aluminio,desde já eu agradeço muito, abração.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz... muito legal essa é pife, eu fiz um pra mim ficou legal. Fica melhor ainda com tubo para água quente, pois ele é mais espesso a parede dele. João eu queria saber se tu não disponibiliza as outras medidas de afinação dos pife que tu fabrica. Fica ai meu e-mail - escreveparaeu@yahoo.com.br ou se não pode me add no facebook - Igor Henrique Moura.
    Eu me chamo Igor e gostaria de parabeniza-lo pela sua criatividade. Até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal! Para fazer pifes de outras afinações vou deixar um site bem legal de como construir flautas whistle (flauta tradicional em países Celtas), basta escolher a afinação e seguir o projeto, porem exatamente onde se encontra o apito da whistle, você deve substituir por um bocal transversal de pife, da também pra substituir por um bocal chanfrado de quena.
      O site é: www.ggwhistles.com/howto/
      Bons experimentos...
      João Fernando.

      Excluir
  4. ola mano a paz a musica ja esta dentro da genteea au nosso redor ela so presisa de sensibilida para ouvir gostaria de saber s vc compartilhas outras afinação s for posivel manda ai alexandrepereirafranca@bol.com.br ficarei estremamente grato pelas dicas se posivel ate mando um imeio para tu ver cono ficou minlha falaut ass ALEXANDREB -PEREIRA

    ResponderExcluir
  5. eu tambem desejo as medidas em outras afinações fiz um em Do se possivel é claro meu email dervalfilho@hotmail.com com ele meu face também. meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eai blz? vc conseguiu fazer essa flauta em dó? quais sao as medidas para ficar em dó pode me passar ? obg

      Excluir
  6. olá chamo-me Jordão e gostaria saber se é possível fazer notas como: oitavas....... entre outos ou seja notas agudas. porfavor ajudem-me. amo tanto tocar esse instrumento tão doçe.

    ResponderExcluir
  7. oláh gostaria saber se é possível executar notas com bemol e sustenido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jordão, para se obter # ou bemol, tenha a habilidade de deixar o orifício meio aberto, meio fechado com o dedo.

      Excluir
  8. essa flauta que voce ensino acima , ela contem um furo embaixo

    ResponderExcluir
  9. Se vc puder tbem passa pra mim tbm as medidas como vc fez ai de uma flauta em dó fazendo grande favor ! obg abraço

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, amigo. Achei muito interessante o post. Tanto que fiz uma flauta. Contudo fiz com base no site supracitado GGWHISTLES e segui seus conselhos acerca do bocal. Só que, o instrumento exige um fôlego tremendo para que seja tocado. Não sei se é falta de costume, pois, até então, só tocava tin whistle. Será que posso ter feito algo errado? Ou é assim mesmo e tenho que adaptar minha capacidade pulmonar? Ou mesmo pode ser a embocadura?

    Grato desde já,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  11. Olá.

    Você fornece projetos para outras escalas?

    Se sim. Entre em contato comigo no alp.pedroso@gmail.com para acertarmos.

    Grato.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber a dimensao dos furos

    ResponderExcluir
  13. Gostei, muito legal, inclusive já fiz umas seis, usando os seus método de.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito e agradeço disponibilizar as medidas do Pife, fiz a minha primeira flauta e afinou muito bem!

    ResponderExcluir
  15. Gostaria se possível as outras medidas de flauta mais grave.
    fergaroto@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso! A música é mensagem de Deus que toca os corações; e o fabricante do instrumento é abençoado!

    ResponderExcluir
  17. boa noite meu amigo, por gente lesa gostaria de saber de voce quais sao as digitacoes do pifano de 6 furos, vc pode me ajudar,tambem na quena fiz de pvc!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. a quena e 7 furos,precisaria tambem saber as digitacoes das oitavas, pode me ajudar em algumas coisas fico agradecido pela a ajuda, que Deus
    li agradeca

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Hoje vendo o POST no dia 24/04/2023 é bem interessante em ver a fabricação da flauta pífano kkkkk

      Excluir