sábado, 30 de abril de 2011

Shakuhachi a Flauta Zen

A meditação surgiu há milênios na Índia,tendo seu grande expoente Sidarta Gautâma (BUDA),difundida por monges errantes em diversos países. No Japão o budismo sofreu uma maravilhosa revolução livrando-se da doutrina e focando na meditação,surgia o ZEN...
A palavra ZEN tem origem do termo sânscrito dhyāna que denota o estado de meditação (estado de observação da mente,estado de mente vazia, estado de "não" mente).No Japão a meditação tomou vários rumos sendo incorporada na esgrima, luta corporal, no caminhar ,na realização de coisas pequenas como "simplesmente " sentar-se e como não poderia ser , na música.
O Shakuhachi é uma flauta de bambu  adotada pelos monges Zen na pratica da Meditação,neste processo usam também uma espécie de cesto na cabeça simbolizando seu afastamento com o mundo facilitando assim a  Meditação.


O Shakuhachi pode ser feito de diversos tipos de materiais encontrado nas ruas ou lotes abandonados, sugiro o cano de PVC, pela  facilidade de se trabalha-lo, bem como a ótima sonordade edurabilidade.Segue abaixo o modelo para voçê construir seu próprio Shakuhachi:

 

Utilize um cano de PVC de três quartos de polegada de calibre,54.2 cm de comprimento;  meça 42.9cm e faça o primeiro furo ;37.6 o segundo; 32.9 o terceiro; 26.5 o quarto e por ultimo e na parte de traz, com 23.3 cm. A largura dos furos deve ser de aproximadamente, 1cm.
Para fazer os furos,utilize uma tesoura de ponta, forçando-a contra o cano e girando-a no sentido do corte (CUIDADO COM A MÃO DE APOIO , mantenha-a longe da PONTA DA TESOURA!!!)
   
Na construção do bocal, esqeuente um pequeno pedaço de cano e coloque sobre o outro cano(este procedimento é chamado de "LUVA" ,pelos encanadores), em seguida use uma grosa redonda, ou enrrole uma lixa grossa em uma caneta cilíndrica para entalhar o bocal...
Para se ter uma afinação perfeita utilize um afinador eletrônico (encontrado em lojas de instrumentos musicais). Começe a fazer o primeiro furo lentamente e vá confirindo com o afinador até atingir a nóta FA, em seguida para o segundo a nóta SOL, terceiro LA, quarto DO e no furo de baixo RE (uma oitava acima). Todos os furos tapados vibra a nóta RE (uma oitava abaixo)
Alguns Shacuhachis feito por mim!

Para se obter o cesto, para facilitar a Meditação,é muito fácil...

HA! HA! HA!!!

10 comentários:

  1. Ow João meu querido! Da hora o blog véio!! Parabéns! Seus intrumentos sempre foram sensacionais! Preciso fazer uma visita pro ce né jow!
    Vo te mandar um lance pra vc ver: http://www.youtube.com/watch?v=C_CDLBTJD4M&feature=player_embedded

    Um abração pra vc cara!

    ResponderExcluir
  2. Comentário acima: Alexandre = Lelê Del Nero

    hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Agora eu sei porque você vive em transe...muito bom Jhonny...vamos te levar ao show da XUXA

    ResponderExcluir
  4. Tarpita, muito legal o blog véio.
    "seja um bambu oco", pelo visto é seu kuan preferido, ou melhor, "seja um cano de pvc oco", reinventando e reciclando o kuan.

    ResponderExcluir
  5. Caro João, eu tenho um Shakuhachi de pvc e toca muito bem, aonde eu moro tem muito bambu esse mesmo projeto vale para o bambu eu tenho que fazer modificacões?

    ResponderExcluir
  6. Olá Hosano! Se o bambu tiver as mesmas medidas, ficara ótimo, porem para fazer os furos, ao invés de brocas, você precisa mandar fazer em uma oficina um ferro cilíndrico e pontudo do mesmo diâmetro dos furos com um cabo de madeira, parecido com uma chave de fenda, (porem pontuda). Assim você deve esquentar esta ponta até que fique vermelha, então no local marcado, você conseguira fazer o furo com facilidade, acabamento e precisão. O uso de brocas pode ocasionar rachaduras e lascas no bambu.
    Duvidas, me escreva.
    Abraço, João Serodio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão por este ecelentra trabalho.
      Sei que ja faz tempo, mas vou perguntar mesmo assim.
      se o bambu for de outra dimensão, mais grosso por exemplo, como eu calculo e espessura dos furo

      Excluir
  7. Será o mesmo, caro amigo.. vc tem que afinar com um afinador e nas notas que ele passou.. então fure 1cm e vai afinando (alargando)

    ResponderExcluir
  8. Amei as explicações,som maravilhoso.irei fazer uma.gratidao

    ResponderExcluir