sábado, 30 de abril de 2011

Shakuhachi a Flauta Zen

A meditação surgiu há milênios na Índia,tendo seu grande expoente Sidarta Gautâma (BUDA),difundida por monges errantes em diversos países. No Japão o budismo sofreu uma maravilhosa revolução livrando-se da doutrina e focando na meditação,surgia o ZEN...
A palavra ZEN tem origem do termo sânscrito dhyāna que denota o estado de meditação (estado de observação da mente,estado de mente vazia, estado de "não" mente).No Japão a meditação tomou vários rumos sendo incorporada na esgrima, luta corporal, no caminhar ,na realização de coisas pequenas como "simplesmente " sentar-se e como não poderia ser , na música.
O Shakuhachi é uma flauta de bambu  adotada pelos monges Zen na pratica da Meditação,neste processo usam também uma espécie de cesto na cabeça simbolizando seu afastamento com o mundo facilitando assim a  Meditação.


O Shakuhachi pode ser feito de diversos tipos de materiais encontrado nas ruas ou lotes abandonados, sugiro o cano de PVC, pela  facilidade de se trabalha-lo, bem como a ótima sonordade edurabilidade.Segue abaixo o modelo para voçê construir seu próprio Shakuhachi:

 

Utilize um cano de PVC de três quartos de polegada de calibre,54.2 cm de comprimento;  meça 42.9cm e faça o primeiro furo ;37.6 o segundo; 32.9 o terceiro; 26.5 o quarto e por ultimo e na parte de traz, com 23.3 cm. A largura dos furos deve ser de aproximadamente, 1cm.
Para fazer os furos,utilize uma tesoura de ponta, forçando-a contra o cano e girando-a no sentido do corte (CUIDADO COM A MÃO DE APOIO , mantenha-a longe da PONTA DA TESOURA!!!)
   
Na construção do bocal, esqeuente um pequeno pedaço de cano e coloque sobre o outro cano(este procedimento é chamado de "LUVA" ,pelos encanadores), em seguida use uma grosa redonda, ou enrrole uma lixa grossa em uma caneta cilíndrica para entalhar o bocal...
Para se ter uma afinação perfeita utilize um afinador eletrônico (encontrado em lojas de instrumentos musicais). Começe a fazer o primeiro furo lentamente e vá confirindo com o afinador até atingir a nóta FA, em seguida para o segundo a nóta SOL, terceiro LA, quarto DO e no furo de baixo RE (uma oitava acima). Todos os furos tapados vibra a nóta RE (uma oitava abaixo)
Alguns Shacuhachis feito por mim!

Para se obter o cesto, para facilitar a Meditação,é muito fácil...